Comunicado n.º 1

É já na próxima quarta-feira, dia 16, no Tribunal de Comércio em Sintra, que vai ter lugar a Assembleia de Credores do Clube de Futebol Estrela da Amadora.

Gostaríamos que fossem públicos, mesmo antes da respectiva Assembleia, alguns dados que vão estar presentes nessa reunião crucial para o clube. Por exemplo:

1. Até ao momento, quantos credores já apresentaram reclamação de créditos?
2. Qual é o valor dos créditos já reclamados, findo o prazo que começou a correr com a publicação no Diário da Republica do dia 15/10/2009?
3. O Administrador de Insolvência já avaliou o património do clube?
4. Em caso afirmativo, qual é o valor da avaliação do património?
5. Foi feita por algum avaliador, ou com base no valor matricial/comercial?
6. Em concreto, somando os créditos das entidades publicas e entidades privadas, qual é o valor total e oficial do passivo do clube?
7. É sabido que alguns Trabalhadores estão a ser representados pelo seu Sindicato, cujos mandatários estarão presentes na Assembleia. E os outros, que ainda estão em funções, serão representados e protegidos por quem?
8. O que deverá fazer um trabalhador do clube, que deixar de receber o seu salário, por exemplo, após a aprovação da liquidação (caso isso aconteça, deliberado pela maioria dos credores)?
9. Quem representará os interesses dos sócios e dos atletas colocados sempre à margem deste processo, nomeadamente dos seus ex-dirigentes, em particular, António Oliveira e Andrade Neves (ex-presidentes de Direcção e Mesa da Assembleia Geral)?
10. Chegado que é o momento da Assembleia de Credores, qual vai ser o parecer do Administrador de Insolvência a dirigir ao Juiz do Processo:
a) Manter a viabilidade do clube?
b) Se optar pela liquidação, durante quanto tempo teremos Estrela da Amadora?
c) Vai elaborar plano de recuperação e funcionamento?
d) Qual vai ser o teor da componente financeira?
e) O ex-presidente da Direcção e outros dois ex-directores tem legitimidade e/ou haverá consenso para se manterem dentro do clube?
f) Já que não são dirigentes, não seria conveniente a nomeação de uma comissão de apoio ao Administrador de Insolvência entre os sócios, de modo a garantirem o normal funcionamento do clube até à apresentação e aprovação de um plano de recuperação?
g) Quais deverão ser as medidas a adoptar, para salvaguardar os interesses/salários dos trabalhadores do clube?

E por último, não menos importante, só mais duas questões:
1. Tentar saber se o Administrador Judicial admite abordar a questão da situação patrimonial actual do clube que ilustra as consequências da conduta, eventualmente dolosa (?) dos dirigentes do Estrela nos últimos anos, junto do Juiz?
2. Admite o Administrador Judicial requerer extracção de certidão da documentação constante dos Autos, para envio ao Ministério Público com vista a instauração de potencial processo-crime?

O Movimento “Pensar Estrela” apela à presença de todos os sócios e pais de atletas que possam estar presentes na Assembleia de Credores a realizar na próxima quarta-feira, dia 16, pelas 10h00, no Tribunal do Comércio em Sintra, à qual poderão assistir (a Assembleia é pública), mas não poderão entrevir.

Apela-se a uma participação cívica, sem tumultos. Com a nossa presença expressaremos a vontade de prosseguir com o Clube de Futebol Estrela da Amadora. Esta será uma forma de apelar aos credores que votem favoravelmente um plano de viabilização do nosso ESTRELA.

Amadora, 13 de Dezembro de 2009
Movimento “Pensar Estrela”

Nenhum comentário:

Postar um comentário