RELATÓRIO DE CREDORES ENTREGUE ONTEM NO TRIBUNAL DE SINTRA

Publicado no jornal “Record”, terça-feira, 19 Março de 2010, Autor: Sheila Figueiredo.

«Tricolores devem quase 20 milhões de euros

O administrador judicial do processo de insolvência do Estrela da Amadora, Paulo Sá Cardoso, entregou, ontem, no Tribunal de Sintra, o relatório de credores e bens do clube. A dívida dos tricolores ronda os 20 milhões de euros, valor mesmo assim abaixo do inicialmente apresentado em assembleia de credores, na qual foram reclamados mais de 50 milhões.

O valor apurado é inferior uma vez que o gestor recusou 27 apresentações. No entanto, Record sabe que alguns desses credores vão recorrer da decisão, de forma a tentarem receber as verbas que alegam ter em falta.

Segue-se, agora, um prazo para eventuais novos credores reclamarem créditos e só depois irá ter lugar nova assembleia, a qual será agendada pelo administrador. Contudo, e ainda antes de novo encontro, será elaborada a graduação dos referidos créditos por parte da juíza, processo que deverá ter mais desenvolvimentos em junho.

Apesar do Estado ser o principal credor, os primeiros pagamentos deverão ser destinados aos jogadores e funcionários.

Proposta de SAD

Apesar de todas estas dificuldades, Paulo Sá Cardoso entende que "o clube é viável". "Entreguei uma proposta de SAD diferente da anterior, esta aberta. O clube, nas circunstâncias em que está, não consegue manter o futebol. Contudo, desde que cá entrei, sempre disse que pretendemos acabar a época com alguma dignidade. Depois, tudo vai depender das decisões dos próprios credores", referiu, lembrando ainda que o emblema tricolor tem "uma imagem de marca", algo que pode ajudar neste processo.

De notar que o estádio está avaliado em 5 milhões de euros e que o PDMsó contempla infraestruturas desportivas para aquele local. Entretanto, 19 dos 25 funcionários alvo do despedimento coletivo já saíram ontem. A manutenção dos equipamentos e da limpeza dos balneários estão garantidas.»

Um comentário: